Benefícios da caminhada


Oi oi pessoal
Tudo bem por ai?

Fiz um post há algumas semanas aqui no Blog falando sobre dicas para se exercitar.

Acho sempre válido estimular as pessoas a cuidarem do corpo, não por razão estética, mas por questão de saúde e bem-estar.
Um dos exercícios que mais gosto e pratico é a caminhada. Gosto de coisas práticas e atividades que eu possa fazer no meu tempo, no meu ritmo e ao ar livre.
Confesso que sou muito preguiçosa pra academia, não gosto de seguir regras do tipo: "Faça 3 séries de 15, 3 séries de 20...".


Pensando nisso, procurei um preparador físico para tirar algumas dúvidas e dar orientações sobre os exercícios. Conversei com Rodrigo Bicudo, educador físico e criador do programa "Corrida para Iniciantes".

Rodrigo nos conta que os benefícios da caminhada são ínumeros: “Melhora o condicionamento físico, aumenta a resistência cardiorrespiratória, aumenta o colesterol bom e diminui o mau colesterol, além de prevenir doenças causadas pelo sedentarismo”.

Além destes benefícios para a saúde, ele também afirma que o exercício é um ótimo aliado contra o stress: “A simples prática da caminhada faz o nosso corpo aumentar a produção de hormônios do prazer como a endorfina e a serotonina, combatendo ansiedade e depressão”.

Em relação ao tempo da prática, ela pode ser realizada de 4 a 5 vezes por semana com um ritmo confortável e a duração pode ser de 40 a 60 minutos. É uma atividade indicada para todas as idades, não existem contra-indicações, mas Rodrigo faz um alerta: “Devemos estar com nossos exames clínicos em dia para evitar sobrecarregar nosso coração e todo nosso organismo com um exercício que não estamos preparados pra fazer!”.

Sobre o melhor jeito de respirar, o treinador esclarece: “A respiração deve ser feita de maneira livre, ou seja, devemos respirar justamente sem nos preocupar com a respiração. Essa história que devemos inspirar (puxar o ar) pelo nariz e expirar (soltar o ar) pela boca é um mito”.

Rodrigo ainda finaliza: “Caminhar é de graça, você só precisa de um par de tênis confortável, roupas leves e um pouquinho de força de vontade para começar”.


Sem desculpas para não praticar exercícios agora heim? Procure horários em que o sol não esteja forte, escolha locais seguros, como parques que tenham segurança, praças bem iluminadas e se for viajar, leve roupa e tênis na mala e.. bora caminhar!

Aproveito para agradecer ao Rodrigo Bicudo pela atenção com o blog e ressalto que o trabalho dele é muito bacana.
Ele dá várias dicas e tira dúvidas sobre corrida.
Acho super válido você conferir nas seguintes páginas:

Facebook: https://www.facebook.com/RodrigoBicudoPersonalTrainer/?fref=ts
Site: www.programacorrida.com.br


Espero que vocês se animem com as dicas!

Super beijo pra vocês!!!


Comentários

  1. Achei ótima a matéria, embora tenha pouco tempo livre, tentarei separar o tempo para o fim de semana, aproveitar que modéstia a parte, na mooca temos vários parques lindos para aproveitar também a natureza! Quem sabe não nos encontramos em alguma caminhada 💃 beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é algo tão simples e que pode melhorar tanto nossa saúde! tbm preciso pegar firme...realmente a Mooca é ótima para lugares arborizados!! beijos e obrigada por acompanhar o blog!

      Excluir
  2. Muito bom!Um dos melhores exercícios e não custa nada , então sem desculpas galera vamos caminhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Chega de desculpas rs
      Obrigada por acompanhar o blog
      beijos

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Me rendi ao batom azul

Modinhas do momento: curte ou não curte?